Apenas 15 casos de Covid-19 foram relatados após série de eventos teste no Reino Unido

Por redação

Foto de abertura: divulgação

Aos poucos, os resultados do Programa de Pesquisa de Eventos do Reino Unido vão sendo apresentados à população. Por meio de eventos teste, legalizados e em parceria com os órgãos do Governo da Inglaterra, dados sobre a viabilidade da retomada de eventos de grande porte são levantados.

“Os testes piloto foram projetados de forma cientificamente controlada para reduzir o risco de transmissão para os participantes. Estamos trabalhando em estreita colaboração com o NHS Test and Trance para garantir que todos possam ser rastreados após um teste positivo”, revelou um porta-voz do Governo.

Entre março e maio, foram realizados no país o BRIT Awards, a final do campeonato de futebol da Inglaterra no Estádio de Wembley, um evento de dois dias do tradicional Circus Music, que reuniu estrelas da música eletrônica mundial, entre outras festividades. Os participantes precisavam fazer um teste com 24 horas de antecedência, apresentar o resultado negativo na entrada e, realizar, cinco dias depois, um novo exame PCR para acompanhamento e monitoramento. Não era obrigatório manter distanciamento social ou uso de máscara nos locais. 

Resultados preliminares atestaram que a taxa de contaminação avaliada significava que ir a alguns desses eventos, com testagem antes e depois dos shows, poderia ser menos arriscado do que fazer compras em um shopping.

>> Eventos com testagem podem ser menos arriscados do que fazer compras, diz pesquisa no Reino Unido <<

De acordo com a publicação do The Telegraph, apenas 15, das 58 mil pessoas que participaram dos eventos piloto, testaram positivo para Covid-19, com base no teste PCR. 

O relatório aponta um direcionamento esperançoso sobre o retorno de clubs e festivais sem maiores restrições e de forma segura a partir de 21 de junho no país. O primeiro ministro Boris Johson deverá receber o material completo do Programa em breve.

Fique por dentro