Humores de uma quarentena: Cool Keedz revela mudança de som e projeto solo de um dos integrantes

Por assessoria

Foto de abertura: divulgação

Apresentando uma nova sonoridade e um novo formato de shows, o duo Cool Keedz lançou “U & Me” pela Braslive e impressionou o público com as fortes referências de House presentes agora no projeto.

No cenário desde 2016, Renan Veloci e Rafael Shinohara, responsáveis pelo projeto, estudaram durante o período pandêmico e se reinventaram sonoramente, encontrando a verdadeira essência do Cool Keedz. Em entrevista, Renan e Shino contam mais detalhes sobre essa trajetória, como surgiu a ideia e como foi o processo de produção de “U & Me”, como o duo se reinventou durante a pandemia, e, é claro, não podiam faltar spoilers sobre o Lon, projeto solo de Renan que promete impressionar o cenário. Confira! 

HM – Parabéns Cool Keedz pelo lançamento de mais uma track! “U & Me” diz muito sobre a nova sonoridade do projeto. Nos conte mais sobre como surgiu a ideia dessa track.

Obrigado! A partir do momento que sentimos a necessidade de explorar novas sonoridades para o projeto, testamos um pouco de tudo. A “U & Me” foi a música que mais trouxe o match de tudo que testamos com a sonoridade que estávamos almejando alcançar. A ideia partiu do vocal e houve uma conexão muito forte ao o escutarmos, que traz letra e linhas melódicas boas, simples e eficazes. O resultado da produção acabou seguindo na mesma linha do vocal, contendo traços minimalistas, simples e eficazes também [rs].

HM – Como já citado por vocês, a house music está muito presente na vida de vocês e na nova sonoridade do projeto. Quais foram as referências e inspirações para a produção de “U & Me”?

Percebemos que o house é um gênero que está presente na vida da nossa geração desde cedo. Lembro quando eu escutava os primeiros “Summer Eletrohits” no carro com a família e absolutamente todos gostavam. Para nós, leigos na época, tudo aquilo era música eletrônica, mas após adquirir o conhecimento profissional, posso dizer que as músicas que mais faziam sucesso eram de house. Cremos que as maiores referências e inspirações para nossa música é o próprio house, que além de nos encantar, é um estilo de som que consegue ser trabalhado tão bem no Brasil quanto no mundo afora. “U & Me” junta a referência do house somada à música de pista.

cool_keedz_texto_500
Foto: divulgação

HM – Como a pandemia influenciou o Cool Keedz? O que aconteceu com o projeto durante esse tempo?

O Cool Keedz passou por um turbilhão de mudanças nos últimos tempos. Mesmo antes da pandemia começar, já estávamos desconfortáveis com a indefinição da linha sonora do projeto e já havíamos começado o processo de mudança. Pela primeira vez, conseguimos trabalhar com um planejamento sólido, eficaz e com muita antecedência na parte musical. Recentemente, assinamos com a gravadora Braslive e o processo de trabalho evoluiu mais do que esperávamos. Estamos animados para ver como será a aceitação do público com a nova sonoridade.

Spoiler alert: já temos todos os lançamentos de 2021 prontos e agendados. Além disso, optamos por fazer um novo formato de shows. Como o Renan está concentrado no seu novo projeto solo, o Shino fará as apresentações sozinho a partir de agora. O Cool Keedz continua a mesma dupla de sempre, porém, os shows ficam por conta do Shino e o estúdio fica por conta do Renan.

HM – Em depoimento no lançamento de “U & Me”, vocês citam que por mais que a música seja um love song sobre reparar os erros e persistir, pessoalmente a track diz muito sobre o relacionamento de vocês com a música. Como aconteceu esse processo de se reinventar na cena?

Sempre me senti desconfortável com padrões. Quando o Cool Keedz começou, eu tinha acabado de começar a produzir, portanto, ainda não tinha desenvolvido o feeling de criar algo diferente. Com a evolução no estúdio, posso dizer que o mais difícil é criar uma identidade sonora sólida e se sentir confortável em produzir um estilo específico de som. Após sete anos trabalhando com isso, creio que encontrei o que o Cool Keedz sempre precisou. Estou apreensivo para saber como será a aceitação do público, mas independente disso, acredito que se você trabalhar com o coração e acreditar na sua verdade, uma hora a recompensa chega.

cool_500
Foto: divulgação

HM – Vocês estão presentes no mercado da música desde 2016, e provavelmente acompanhavam o mesmo há um tempo. Como enxergam a evolução desse cenário musical?

O Cool Keedz tem cinco anos, mas vivemos o mercado do entretenimento há mais ou menos uns dez. Percebemos que música é algo cíclico, e cada hora tem o “gênero da vez” adaptado para os dias atuais. Como estamos vivendo em um mundo que está de cabeça para baixo, acreditamos que o mercado musical volte mais diversificado. Com a pandemia, as pessoas passaram a pesquisar músicas e artistas que realmente se identificam, assim, não sendo tão influenciadas pelo hit do momento das pistas.

Além de abrir portas para mais gêneros musicais, o mercado pode mudar na questão dos nomes que estavam em evidência. Praticamente a maioria está começando do “zero” novamente e agora só sobrevive quem realmente é diferente e pensa fora da caixa. Ou seja, novos nomes aparecerão e tendências que nunca pensamos que poderiam existir, virão.

HM – O projeto Lon, de um dos integrantes do Cool Keedz, já está no ar e tivemos alguns spoilers do que podemos esperar com o remix bootleg de “Superstition” do Stevie Wonder. Pode nos contar mais sobre, Renan?

Claro! O Lon surgiu no mesmo período em que eu estava atrás de uma sonoridade que fizesse mais sentido comigo mesmo, afinal, senti que uma das minhas missões é passar a verdade em forma de música e arte para o público. Durante o processo, me conectei muito produzindo esse House “comercial” e senti que isso era a cara do Cool Keedz.

É claro que no processo eu não foquei apenas em um estilo, e o house “comercial” apenas foi um dos que testei – e que deu certo. Nesse monte de músicas produzidas de lá até aqui, me identifiquei com o indie, o disco e house mais clássico. Foi nesse blend de gêneros que encontrei o Lon, um projeto que consigo me expressar de uma forma mais artística, diferente e aberta. Nessa fase inicial optei por lançar remixes a fim de enaltecer minhas referências, como o remix de “Superstition”, que foi um experimento sonoro muito legal.

Agora, estou preparando o lançamento do próximo remix, que será de “Just The Two Of Us” e que já conta com suportes de nomes como DJ Meme. As autorais ficam para o segundo semestre, mas quero voltar aqui para falar mais sobre esse assunto com vocês [rs]! Quem quiser me acompanhar, é só buscar por @lonsounds nas redes sociais e ficar por dentro de tudo.

HM – Para o público que sente falta das apresentações do duo e que aguarda ansiosamente para ouvir ao vivo a nova sonoridade do projeto, uma mensagem especial do Cool Keedz para os fãs.

Estamos morrendo de saudades e ansiosos para apresentar tudo que preparamos, mas queremos ir direto ao ponto nessa resposta: voltaremos mais fortes do que nunca! Obrigado

Fique por dentro