Por: Rodrigo Rodríguez Um álbum totalmente diferente de todos os que você já ouviu antes do Calvin Harris, é o que vocês podem esperar de “Funk Wav Bounces – Vol. 1”. Lançado hoje pela Sony e disponível já nas principais plataformas digitais, ele traz as participações mais do que especiais de Snoop Dogg, Katy Perry, A-Trak, Nicki Minaj, Frank Ocean, Big Sean, John Legend e Ariana Grande, entre outros. Quatro singles do álbum já foram lançados antes e alguns dos últimos singles do DJ mais bem pago do mundo não fazem parte do disco, por não terem a ver com essa nova identidade sonora que ele decidiu seguir no novo trabalho. São eles: “My Way”, “Hype”, “How Deep Is Your Love” e “This Is What You Came For” (com Rihanna).
Há alguns anos, não muito longe daqui, David Guetta foi provavelmente um dos primeiros nomes da EDM responsável por diversificar o seu som e lançar novas sonoridades um pouco diferentes da tradicional dance music, com BPMs mais baixos e pegada totalmente pop, como ele vinha fazendo em meados dos anos 2000 e fez com “Hey Mama” (2013). Logo depois veio Tiesto com o single “Wasted” (2014) e a dupla Major Lazer com “Lean On” – uma das músicas mais tocadas em todo o mundo (2015). E por fim a dupla The Chainsmokers lançando um hit atrás de outro como “Roses”, “Closer” e “Don’t Let Me Down”, com sons bastante diferentes do que eles tocavam nos festivais. E não podemos esquecer do Fatboy Slim, que lançou álbuns mais conceituais com músicas que ele nunca tocou na pista e pode ter inspirado toda essa geração, quem sabe.
A tendência de produzir sons mais pop e com batidas diferentes e até mais lentas virou uma febre no mercado da dance music de 2016 pra cá e praticamente todos os DJs de EDM começaram a fazer isso por conta da saturação dos sons barulhentos, das viradas explosivas, do Bigroom, do Melbourne Bounce, da indústria. Essa é uma estratégia que eles encontraram não só para buscar novos caminhos na música, produzindo sons que provavelmente não vão tocar na pista (ou tocarão apenas um trecho ou remixes), mas que pretendem estourar (além das rádios e do Youtube) nas principais playlists de serviços de streaming como Spotify e Apple Music, enxergando neles o maior potencial como canal de mídia atual, e com isso ganhar, além de notoriedade e destaque, número significativo de plays/views e retorno em shows (e em suas contas bancárias também). Axwell & Ingrosso, Zedd, Martin Garrix, Alan Walker, Galantis, Afrojack, Avicii, Nervo, R3hab, Dash Berlin, Ftampa, Quintino e quem diria até Sunnery James & Ryan Marciano, do Bigroom House, todos entraram nessa.
Seria essa uma maneira de ir pra um outro caminho após a EDM estar em baixa? Pode até ser, mas Calvin Harris – que sempre flertou com o pop e produziu sons radiofônicos – resolveu apostar também em uma nova identidade musical ao lançar esse novo trabalho, que não será para a pista mas dará um salto ainda maior em sua carreira.
Abaixo você lê o review desse álbum sensacional, que conta com influências da black music, do funk dos anos 70 e do alternative R&B, com sua levada totalmente pop e que podemos chamar de uma verdadeira aula de urban music. Feito para ser ouvido diversas vezes, Calvin o criou certamente para alcançar o primeiro lugar de todos os charts do mundo e ganhar o máximo de Grammys possível. Ah, e muito mais dinheiro também.

1 – Slide – Feat. Frank Ocean & Migos
O primeiro single lançado do álbum, que mostrou ao mundo um novo Calvin Harris e que tem a participação de um dos maiores rappers do mundo – Frank Ocean, além do trio Migos, que começou a aparecer recentemente em diversas collabs (com DJ Khaled, Travis Scott, Ty Dolla $ign e Steve Aoki). Um ótimo hip-hop para ser tocado nas principais pistas de black music e que já atingiu mais de 500 milhões de plays/views.
2 – Cash Out – Feat. ScHoolboy Q, PARTYNEXTDOOR & DRAM
Uma faixa leve e totalmente retrô, que lembra em alguns momentos Coolio, em outros algumas músicas do Grandmaster Flash, um dos mais talentosos músicos e DJs de hip-hop do mundo. O PARTYNEXTDOOR já colaborou com inúmeros artistas como Drake, Jeremih e Big Sean. Que rap!
3 – Heatstroke – Feat. Young Thug, Pharrell & Ariana Grande
O terceiro single que foi lançado do álbum. Pense na união desses 3 fenômenos e o resultado não poderia ser mais do que uma faixa que tem tudo pra ser um dos hits do ano. O vocal de Ariana Grande fez toda a diferença nessa música junto com a voz incrível de Pharrell Wiliams.
4 – Rollin’ – Feat. Future & Khalid
Foi o segundo single divulgado pelo artista e é uma das melhores músicas do disco. Khalid é um cantor e compositor de apenas 19 anos que teve seu single de estréia, “Location” no top 100 da Billboard americana.
5 – Prayers Up – Feat. Travis Scott & A-Trak
Uma das grandes surpresas do álbum. Travis Scott é um grande produtor de hip-hop e A-Trak um dos principais produtores de música eletrônica do mundo. Ele revela nessa collab um outro lado que nunca tinha mostrado antes para seu público. De qualquer forma, os sets do A-Trak têm o formato muito aberto a diversos estilos musicais e nessa música ele mostra toda sua versatilidade no estúdio com Calvin Harris.
6 – Holiday – Feat. Snoop Dogg, John Legend & Takeoff
Impossível não reconhecer a voz de Snoop Dogg logo no início da música e a de John Legend no refrão. Uma faixa tranquila e agradável, para ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar, que segue a fórmula das anteriores – o rap e o ritmo leve, além de ser super cool.
7 – Skrt On Me – Feat. Nicki Minaj
A única faixa que conta com uma única participação e que tem a cara da Nicki Minaj. Não é uma das melhores do álbum e nem da cantora. Podemos chamar de um verdadeiro reggaeton, gênero que está em alta no mundo todo e no Brasil também. Certamente será uma das músicas de trabalho do disco e que vai tocar muito nas rádios e alcançar grandes posições no iTunes, Shazam, Billboard, viral do Spotify etc.
8 – Feels – Feat. Pharrell, Katy Perry & Big Sean
O quarto e último single divulgado antes da estréia do álbum. Uma das melhores faixas do disco e não tinha como não ser, pelo elenco estelar de participações. Katy Perry, que acabou de lançar seu álbum “Witness”, não se incomodou em fazer sua participação especial aqui, que não tirou em nada o seu destaque. A faixa lembra muito “Feels So Good”, clássico de hip-hop do Mase e além de “Heatstroke”, tem tudo para ser também um dos hits de 2017.
9 – Faking It – Feat. Kehlani & Lil Yacthy
Uma música que vai agradar muito o público teen. Os vocais de Kehlani lembram muito Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez. Ela fez parte da banda teen Poplyfe e já foi indicada ao Grammy pelo seu álbum.
10 – Hard to Love – Feat. Jessie Reyez
Um verdadeiro pop cool, assim podemos chamar essa música, que conta com os vocais da canadense Jessie Reyez, uma artista não muito conhecida e que lançou um álbum esse ano, “Kiddo”.
Ouça “Funk Wav Bounces – Vol. 1” na íntegra aqui: