POR Daniel Sellos FOTOS Gustavo Remor
Estamos há poucos dias da décima terceira edição do Universo Paralello. 15 anos após a primeira experiência o festival cresceu e hoje é reconhecido como um dos principais eventos do gênero no Brasil. Surge em Pratigi a cada 2 anos para celebrar a virada do ano em grande estilo nas areais da Bahia atraindo 20 mil pessoas de todos os cantos do mundo em 7 dias de festa.
Na entrada do festival não esqueça de pegar seu manual, nele você encontra o lineup de todas as pistas, a história, todo projeto de sustenbilidade, além de dicas preciosas para aproveitar da melhor maneira possível o festival.
Conversamos com Swarup, criador do Universo Paralello, em um bate papo que você confere a seguir:
1) Como são definidos os lineups do Universo Paralello?
Cada pista tem um diretor que monta seu line, mas em geral é uma mescla do Old School com novos talentos. No caso do Main Floor, que eu cuido, uso muito da minha vivência pelos festivais que toco. Meu maior prazer é descobrir novos talentos.
2) Como funciona a curadoria das artes dentro do festival?
O festival é multicultural, cada área tem sua curadoria. Além da música ainda temos o Circulou (Zona de Arte e Preservação das Culturas) com seus curadores e diretores de cinema, teatro, projetos sociais, etc…
3) Para quem nunca foi em um festival como um Universo Paralello, quais as dicas do criador para uma semana de festas sem perder o ritmo?
Vale lembrar que estamos na Bahia, assim é bom se hidratar bastante, usar roupas leves, alimentar-se bem e se divertir em paz.
4) Qual o envolvimento do Universo Paralello nas causas sociais durante o festival?
Nosso envolvimento é bem significativo. Já há 12 anos assumimos nossa responsabilidade social e ambiental acerca das pessoas que vivem próximos dos locais onde ocorrem o evento, e também da qualidade e cuidado com o próprio ambiente. Entre ações locais, mais de 3000 pessoas já foram beneficiadas através de participações em oficinas e cursos especializados.
5) Para finalizar, fica aqui um espaço para você convidar o Brasil para a décima terceira edição do Universo Paralello…
Aguardo vocês para uma experiência única e poder fazer parte dessa vivência multicultural e global, numa praia paradisíaca e dentro de um Universo Paralello. Sejam todos muito bem vindos!